terça-feira, 24 de maio de 2011

Dia 13 de Maio

A LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS que é comemorada nesta data e que representa uma mancha na nossa história, marcada pela discriminação, pelos maus tratos, pelo abuso de poder e, pelo sofrimento de um povo que enriqueceu a nossa cultura com seus usos e costumes será sempre lembrada.



O negro deixa muitas coisas como herança à nossa cultura. Tipos de comidas como a feijoada, palavras usadas na nossa língua, instrumentos musicais, dança e música.



E, foi para monstrar uma destas heranças culturais que aconteceu esta apresentação.



Na E.M.E.F "JOSÉ SABBAG" esta data foi lembrada no pátio da escola pelo funcionário Marcos.



Marcos demonstrou o instrumento chamado berimbau que é usado para a "capoeira". Para que todos os alunos entendessem a história deste instrumento e deste ritmo, ele explicou que este tipo de ritmo musical começou como forma dos escravos colocarem as tristezas para fora e o que a principio era uma dança, passou a ser uma luta, uma forma de defesa,



Os toques no berimbau são muitos e cada um tem um significado.



Hoje em dia temos academias que ensinam a capoeira como forma de manter bom condicionamento físico, a dança é apresentanda ao som do berimbau e seguida de palmas.



Alunos da escola que aprendem a dança foram "dar uma palhinha" para todos.










































Uma escola que pensa na educação como um todo integrado tem o comprometimento de todos e pode contar com informações de todos.


Parabéns Marcos, você enriqueceu o nosso dia como professores e deixou em cada um dos alunos o som e a cultura do berimbau.


VALEU MARCOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário