quinta-feira, 28 de julho de 2011

Palestra contra o Bullying

"Palestra contra o Bullying"... por uma escola que faz e tem o que mostrar!
Os alunos dos 5º anos de nossa escola trabalharam no livro do SESI com a temática do "Bullying escolar mais um desafio".
Os professores realizaram a roda de conversa abordando o conceito de bullying, como identificar vítima e agressor, como prevenir o problema na escola e como a família pode ajudar na prevenção e combate a esta violência.

Uma turma confeccionou cartazes sobre o tema, outra realizou um debate com os colegas de outros anos e assim nossos alunos refletiram sobre esta problemática atual.


Não temos problemas em nossa escola com a violência ou com a relacionamento entre nossos alunos, acreditamos que isto ocorra devido a faixa etária e ao compromisso de nossa equipe escolar em construir "valores" essenciais a vida e a convivência respeitosa entre todos.



Por isso, aceitamos o desafio de convidar nossa comunidade para conhecer este trabalho realizado pelos nossos professores e contribuir com orientações que possam prevenir este problema futuramente.




Apresentamos dois vídeos do jornal nacional retratando a realidade de nosso país, a seguir o conteúdo desenvolvido e as orientações para a prevenção.


Com estas ações acreditamos estar contribuindo com a formação cidadã que é um dos principais objetivos de nossa escola.

Abaixo segue o resumo sobre o tema desenvolvido por uma turma do 5º ano.


BULLYING : é preciso levar a sério ao primeiro sinal.
O Bullying escolar tem sido cada vez mais comentado, é uma agressão que pode ser física ou psicológica, ocorre várias vezes , é intencional, ridiculariza, humilha e intimida suas vítimas.
O assunto começou a ganhar espaço em estudos de profissionais que lidam com a educação e também através da imprensa que ajudou dar visibilidade à importância de se combater o bullying.
Bullying vai muito além da brincadeira sem graça.
O termo não tem um correspondente em português, em inglês, refere-se a atitude de um bully(valentão). É usado para descrever atos de violência física ou psicológica contra alguém em desvantagem de poder, sem motivo certo causando dor e humilhação a quem sofre. Pode acontecer em qualquer lugar; nas escolas, universidades, famílias, entre vizinhos e em locais de trabalho.
Até as testemunhas sofrem ao conviver com o problema, mas omitem os fatos por medo ou insegurança.
O Bullying sempre existiu, mas com a influência da TV e da Internet, os apelidos tomaram outras proporções.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário