sexta-feira, 10 de junho de 2011

Atividade do 1º ano da Professora Carol - Salada de Frutas

O assunto "Frutas" esteve presente na sala do 1º ano F da E.M.E.F "Jose Sabbag" logo no início do outono quando trabalhamos palavras que lembravam a estação.




Conjuntamente, iniciamos o assunto "Higiene" - sua importância e necessidade - e para isso, utilizamos o Material Didático do SESI que sugeria a elaboração de uma Salada de Frutas.




Um dos objetivos desse projeto era ampliar o conhecimento das crianças sobre a importância de uma alimentação saudável e da higiene em nossas vidas e de que forma esses dois temas estão relacionados.




Dentre as atividades desenvolvidas, a leitura do livro "A banana", cujos autores são Mary França e Eliardo França e do poema "Salada de Frutas" de Ciça (Livro "Muitos textos...tantas palavras" - SESI) despertou ainda mais o interresse das crianças.




Iniciamos explorando as frutas vindas de casa, seus nomes, seus sabores, suas cores, texturas etc.




Incentivamos as crianças a degustarem diferentes frutas, em seu estado natural e em receitas preparadas com elas, estimulando o hábito saudável do consumo de frutas na alimentação diária.




O preparo da Salada de Frutas foi uma das atividades mais prazerosas. A turma colocou a "mão na massa" e se deliciou com a experiência!




Este projeto trabalha outras atividades que ainda estão sendo desenvolvidas, tais como a construção de um alfabeto de frutas e de um gráfico demonstrando as preferências da turma e consumo diário. Em breve apresentaremos os resultados.





































































" O ensino de Ciência não deve limitar-se a atividades em si, mas deve conseguir envolver a capacidade reflexiva dos alunos, promovendo diálogos e discussões constantes, assim como comunicações orais e escritas dos resultados de seu trabalho".



(Morais, 1998)

Um comentário:

  1. Profª Carol

    Que delícia de ver!

    Parabéns pela felicidade e aprendizagem que proporcionou a seus alunos.É preciso que acreditemos que é possível aprender e ser feliz na escola.

    Fátima Laranjeira-vice-diretora

    ResponderExcluir