domingo, 13 de junho de 2010

Projeto Copa do Mundo

2010 - Ano da copa - o Brasil respira este clima de copa do mundo e nós não podemos ficar de fora deste evento que mexe com as cabeças, faz bater mais forte os corações e deixa a meninada agitada.

Se estudar é preciso, então vamos fazer deste estudo uma atividade alegre, que promova a aprendizagem com prazer.

A nossa escola não poderia ficar de fora e a nossa turma está aí para provar que aprender pode ser muito bom.




A turma da 4ª série “Casimiro de Abreu” com a Professora Leila iniciou a contagem regressiva faltando 74 dias para o início da copa e desde então não faltaram trabalhos e momentos "copas" que se casaram com todos os nossos conteúdos.







Geografia:

Localização, economia, produção, área, população e bandeiras.




Português:

Todo o trabalho foi realizado em cima de textos, pesquisas em internet e muita leitura. O envolvimento da classe foi geral com realizações do dicionário da copa (cada aluno fez o seu), inclusive foram incluídas palavras dos idiomas sul-africano e inglês.






Ciências:

Estudo da transmissão das imagens – tecnologia, experimento (telefone sem fio), comunicação.

Origem do homem. Saúde. Alimentação.




Matemática:

Estudo de figuras geométricas, confecção do campo. Estudo do sistema tático de escalação. Confecção de jogo de tabuleiro com opção para participação de até 6 jogadores e onde você deve cumprir tarefas para avançar. Jogos diversos com os nomes que são conhecidos na África do Sul. Confecção de bandeiras respeitando-se medidas e diferentes formas, atualização de tabelas, mantendo atualizada as informações recebidas. Gráficos.








História:

Estudo do Continente Africano e Linha do Tempo. Leitura de diversos textos. Usos e costumes

Língua falada. Lendas.


Artes:

Recortes, colagens, pinturas, confecção de letras e dos jogadores para o campo, bandeiras dos países, ampliando a África do Sul e montando o quebra cabeça.


Exposição. Todos estes trabalhos tiveram a participação de todos os alunos e, se depender da animação desta galera, o Brasil será Hexacampeão!

2 comentários:

  1. Excelente projeto, parabéns! É muito interessante e os alunos aprendem muito mais quando aplicam na prática o que estão aprendendo na escola.
    E vamos todos torcer para o Brasil ser hexacampeão!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa!!!!

    ResponderExcluir